Santa Sara Kali e a Linhagem Sagrada



Seria Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos, filha de Jesus com Maria Madalena?

O que diz a lenda sobre a fugitiva Sagrada Família? No Novo Testamento, o Evangelho de Mateus relata que a Sagrada Família fugiu para o Egito com o objetivo de evitar que seu filho fosse morto pelo rei Herodes, que estava preocupado com a sua reivindicação ao trono de Israel. José, o marido de Maria, recebeu uma mensagem em um sonho para fugir com ela e Jesus para o Egito (Mateus 2:13). Os modernos estudiosos da Bíblia acreditam que tudo isso é um mito usado pelo autor desse Evangelho para fazer cumprir as palavras do profeta: "...e do Egito chamei meu filho" (Oséias 11:1). A indicação da verdade nessa história é a forte tradição de perigo para a linhagem real de Judá. Um Evangelho apócrifo é a fonte da tradição de que o cajado de São José floriu para indicar que Deus o escolhera para ser marido de Maria e pai terreno de Jesus. Mas o "cajado florido" - mostrado na mão de São José nas igrejas católicas de todo o mundo - também serve para nos lembrar de que José era o guardião da "muda”, que seria o próprio Jesus, com base em uma profecia de Isaías: "Então brotará um rebento do cepo de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará" (Isaías 11:1).

Contudo, uma tradição derivada de uma antiga lenda francesa nos diz que... José de Arimatéia era o guardião do Sangraal e que a criança no barco era egípcia, o que significa, literalmente, "nascida no Egito”. Parece provável que depois da crucificação de Jesus, Maria Madalena tenha considerado necessário esconder-se no refúgio mais próximo para proteger seu filho ainda não nascido. José de Arimatéia, influente amigo de Jesus, pode ter sido o seu protetor.



Se nossa teoria está certa, a criança nasceu de fato no Egito, tradicional lugar de asilo para judeus cuja segurança se encontrava ameaçada em Israel. Alexandria era acessível a quem partia da Judéia e abrigava comunidades judaicas consolidadas na época de Jesus. É muito provável que tenha sido então o refúgio emergencial de Maria Madalena e José de Arimatéia. Anos mais tarde, eles teriam deixado Alexandria e buscado um lugar mais seguro no litoral da França.

Estudiosos de arqueologia e lingüística descobriram que os topônimos e lendas de uma região contêm "fósseis" de seu passado remoto. Os fatos podem ser alterados e as narrativas abreviadas no decorrer do tempo, mas traços "fossilizados" da verdade permanecem enterrados sob os nomes de pessoas e lugares. Todo ano, de 23 a 25 de maio, realiza-se um festival na cidade de Les-Saintes-Maries-de-La-Mer, na França, no santuário dedicado a Santa Sara, a egípcia, também chamada de Sara Kali, a "Rainha Negra': As pesquisas revelaram que esse festival, cuja origem remonta à Idade Média, homenageia uma criança "egípcia" que acompanhava Maria Madalena, Marta e Lázaro quando de sua chegada à região, num pequeno barco, por volta do ano 42 d.C. Parece que se difundiu entre os habitantes locais a suposição de que a criança, por ser "egípcia”, tinha pele escura. Como não se encontrou nenhuma outra explicação razoável para a sua presença, deduziu-se, posteriormente, que ela devia ter vindo de Betânia como serva da família.



O nome Sara significa "rainha" ou "princesa" em hebraico. Essa Sara é também caracterizada nas lendas locais como uma "jovem", não mais que uma criança. Existe, portanto, num pequeno povoado do litoral da França, um festival anual em homenagem a uma menina de pele escura chamada Sara. O "fóssil" dessa lenda está no fato de a criança se chamar "princesa': em hebraico. Uma filha de Jesus nascida depois da fuga de Maria Madalena para Alexandria teria cerca de 12 anos na época da viagem à Gália referida na história. Ela, como os príncipes da linhagem de Davi, é simbolicamente negra, "não reconhecida nas ruas" (Lamentações 4:8). Madalena era ela própria o "Sangraal”, no sentido de ter sido o "cálice", ou receptáculo, que um dia carregara in utero a descendência real. A negritude simbólica da Noiva dos Cânticos e dos príncipes davídicos das Lamentações se estende a essa Maria escondida e sua filha. O festival de Sara Kali, a Negra Sara, parece assim acontecer em homenagem a essa mesma criança simbolicamente negra.

Acredita-se que as pessoas que, nos séculos posteriores, conheceram essa lenda e a identidade de Madalena como mulher de Jesus a equipararam à Noiva Negra dos Cânticos. Ela era a Noiva-Irmã e a Amada. Sua "negritude" teria sido simbólica de sua condição oculta. Tratava-se da rainha desconhecida - não declarada, repudiada e caluniada pela Igreja no transcorrer dos séculos, numa tentativa de negar a linhagem legítima e manter suas próprias doutrinas sobre a divindade e o celibato de Jesus.



Fósseis da verdade permanecem enterrados em símbolos, nomes de pessoas e lugares, rituais e contos folclóricos. Ao entendermos isso, torna-se plausível que a fuga para o Egito tenha sido empreendida pelo "outro José”, José de Arimatéia, e a "outra Maria”, Maria Madalena, após a crucificação, para proteger dos romanos e dos filhos de Herodes o filho ainda não nascido de Jesus. As discrepâncias na história e o óbvio pulo de uma geração podem ser facilmente compreendidos à luz do perigo que rondava a linhagem - exigindo todo o segredo possível quanto ao seu esconderijo - e em decorrência do tempo que transcorreu antes que o relato fosse redigido. Parece ser mais um caso de um mito que foi se formando, uma vez que a verdade era perigosa demais para ser contada.

Fonte: "Maria Madalena e o Santo Graal - A mulher do vaso de alabastro" de Margaret Starbird (um dos livros que inspiraram "O Código Da Vinci" de Dan Brown)

4 comentários:

v 21 de novembro de 2009 às 19:15  

Muito interessante, eu li o Código da Vinci e para ser sincero achei um pouco forçado toda a simbologia oculta por séculos que o autor apresenta, embora eu ñ seja um cristão e por isso ñ creio na divindade de Jesus acho um tanto forçado que ele tenha tido uma "linhagem secreta", embora eu ache que possa ser plenamente possivel. Continue com o Blog, ele eh mto bom ^^

Turismo a la Carte 10 de janeiro de 2011 às 10:16  

Bom dia, sou Andrea Stoppe, guia de turismo, e todo ano organizo uma viagem para Les Saintes Maries de la Mer para a festa de Sta Sara no dia 24 de maio
Gostaria de lhes mostrar minha proposta
http://santasarahasantadosciganos.blogspot.com/
Deêm uma olhada e, caso haja interesse, entre em contato conosco para maiores informações
turismoalacarte@yahoo.com.br
um abraço e um ótimo 2011

Unknown 2 de janeiro de 2019 às 14:59  

Eu me Chamo Mara,as vezes queria falar a verdade sobre td que as pessoas pensam e acham desse Mundo,eu tive várias experiências na minha Vida,que eu não posso falar muito, mais tudo que eu queria era desmascarar esse vaticano Mentiroso que esconde a verdade do mundo inteiro,eu recebi um anjo com 23 anos me contou td que iria acontecer comigo,com 33 anos na sexta feira da paixão eu tive uma hemorragia interna e quase perdi a vida,fiquei 4 dias internada,e vi todo o mundo espiritual,mais uma coisa eu digo a vcs 2019 não passará muitas coisas vão acontecer,devido todas as mentiras que as igretas escondem do mundo.eu vi Jesus ele é moreno de barbas e cabelos bem brancos e é um homem toralmente simples,usa uma túnica de linhagem e sandálias marrons.eu não posso dizer muito pq se eu fico nervosa coisas horríveis acontece,já fiz a terra tremer dilúvio cair do céu, converso e acalmo o vento e tbm tenho anjos que me acompanham, então prefiro a hora certa chegar.pq nesse mundo ninguém acredita em nada a não ser nas meadas que televisão e politicos dizem,se eu contar o que eu vejo as pessoas me chamaria de louca e isso eu não sou. 33-17-19 esses números um dia vai significar algo e ele acaba em 19 e tbm será o último.Boa tarde a todos

Unknown 2 de janeiro de 2019 às 15:06  

Digo mais, esse mundo ingrato,Jesus não tem que dar satisfação de nada da vida dele,ele já morreu por todos nós e se teve filhos ou não,o mundo o julgaria pq? Se casou ou teve filhos?se ele já fez o bastante,nos livrar da IRA de Deus,Imundos são essas igrejas mentirosas que dizem que tudo não pode,sem que eles são os primeiros a fazerem.ipocristàs e falsos profetas,eu mesmo sei o que eles querem, mentir e enganar para se enriquecerem cada dia mais. basta já é hora de Deus julgar e acabar com essa pouca vergonha.

Postar um comentário


Circe oferecendo a taça a Ulisses (John William Waterhouse)

Sobre o Segundo Círculo

Esse blog não tem grandes pretensões... Não quer virar material de consulta de ninguém... Antes de tudo, pretende ser um canal de comunicação entre pessoas (que se conhecem) e tem objetivos em comum muito claros: auto-conhecimento e troca de informações a respeito dos temas propostos... Espiritualidade, mitologia, arte, ocultismo, religiões e tudo o que deriva disso... Bem-vindos são todos que se identificarem com essa filosofia.